Boa noite leitores!!
Hoje faremos uma abordagem sobre o teórico Henri Wallon, falando sobre sua biografia e suas contribuições para o desenvolvimento da criança e sua aprendizagem.
Henri Paul Hyacinthe Wallon nasceu em Paris, França, em 1879. Graduou-se em medicina e psicologia. Fez também filosofia. Aos 50 anos de idade, tornou-se professor na Universidade de Sorbonne e vice-presidente do Grupo Francês de Educação Nova - instituição que ajudou a revolucionar o sistema de ensino daquele país e da qual foi presidente de 1946 até morrer, também em Paris, 1962. Ao longo de toda a sua vida, dedicou-se a conhecer a infância e os caminhos da inteligência na crianças.
Hoje em dia é muito comum ouvir falar que a escola deve proporcionar formação integral (intelectual, afetiva e social) às crianças. No início do século passado, porém, essa ideia foi uma verdadeira revolução no ensino. Uma revolução comandada por um médico, psicólogo e filósofo francês chamado Henri Wallon.
As emoções, para Wallon, têm papel preponderante no desenvolvimento da pessoa. É por meio delas que o aluno exterioriza seus desejos e suas vontades. Em geral são manifestações que expressam um universo importante e perceptível, mas pouco estimulado pelos modelos tradicionais de ensino.
Wallon foi o primeiro a levar não só o corpo da criança mas também suas emoções para dentro da sala de aula. Fundamentou suas ideias em quatro elementos básicos que se comunicam o tempo todo: a afetividade, o movimento, a inteligência e a formação do eu como pessoa. Wallon dizia que "reprovar é sinônimo de expulsar, negar, excluir. Ou seja, "a própria negação do ensino".
Hoje faremos uma rápida abordagem sobre dois elementos básicos de Wallon, a afetividade e o movimento.
AFETIVIDADE
As transformações fisiológicas em uma criança (ou nas palavras de Wallon, em seu sistema neurovegetativo) revelam traços importantes de caráter e personalidade. "A emoção é altamente orgânica, altera a respiração, os batimentos cardíacos e até o tônus muscular, tem momentos de tensão e distensão que ajudam o ser humano a se conhecer", explica Heloysa Dantas, da Faculdade de Educação (USP). Segundo ela a raiva, a alegria, o medo, a tristeza e os sentimentos mais profundos ganham função relevante na relação da criança com o meio.
MOVIMENTO
Segundo a teoria de Wallon, as emoções dependem fundamentalmente da organização dos espaços para se manifestarem. A motricidade, portanto, tem caráter pedagógico tanto pela qualidade do gesto e do movimento quanto por sua representação. Por que, então, que os espaços escolares não podem ser diferentes? Que tipo de material é disponibilizado para os alunos em uma atividade lúdica ou pedagógica? Conforme as ideias de Wallon, a escola insiste em imobilizar a criança numa carteira, limitando a fluidez das emoções e do pensamento, tão necessário para o desenvolvimento completo da pessoa.
Estudos realizados por Wallon, com crianças de 6 e 9 anos mostram que o desenvolvimento da inteligência depende essencialmente de como cada uma das diferenciações com a realidade exterior.
Mais informações no link abaixo:
http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/henri-wallon-307886.shtml#
Interessante publicação!! A afetividade, segundo Wallon a explica, mostra sua relevância em diversos aspectos da vida do ser humano. Uma das importantes discussões é a relação entre afetividade e aprendizagem. Este foi o tema de uma pesquisa por mim desenvolvida, junto ao Prof. Dr. Sérgio Leite, da Faculdade de Educação da UNICAMP. Deixo aqui o link para o artigo publicado: http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/reveducacao/article/view/2852/1954
ResponderExcluirCaso interesse, mantenho também um blog sobre educação e tecnologias digitais: http://tecsedu.blogspot.com.br/